QUEM SOMOS

 

O projeto Bailarinas Por que Não?! nasceu para quebrar tabus sobre o que é de fato ser bailarina. Queremos trazer de volta à sala de dança ex-alunas, que tiveram de abandonar o ballet ao longo de suas vidas, ou aquelas que nunca ousaram dançar por se se acharem “velhas” demais para realizar um sonho de infância.

 

Propomos a prática libertária da dança como forma de realização pessoal, de melhora da autoestima e da saúde física e mental. Nossa preocupação é com a limpeza do movimento e o respeito ao corpo como instrumento de dança.

 

Não temos a pretensão de nos tornarmos profissionais, mas de mostrar que é possível aprender a dançar apesar dos limites impostos pela idade.

 

A socialização também é muito importante para nós. Queremos crescer juntas dentro e fora da sala de aula, em clima de muita harmonia. Aqui, cada conquista é motivo de celebração e a ajuda mútua é sempre incentivada.

Em agosto de 2015, em Brasília, fundamos o Grupo de Dança Bailarinas Por que Não?!, formado por bailarinas adultas não profissionais, que organiza espetáculos de bolso para levá-los a hospitais, escolas, festivais etc. Somos mulheres comuns unidas por uma paixão: o ballet.

Após ter funcionado por três anos na Escola Parque da 308 Sul, o projeto em março de 2019 adotou o formato de instituto, se instalando em horário integral num espaço próprio, localizado na 503 Sul.

 

Adotamos o método Vaganova, criado pela bailarina russa Agrippina Vaganova. Os fundamentos desse método, que une as técnicas francesa e italiana, foram codificados em 1934 e publicados no livro “Princípios Básicos do Ballet Clássico”.

 

Teremos muito orgulho de ter você conosco!

DIREÇÃO

CLÁUDIA BENGTSON

Fundadora e diretora-executiva do Projeto BPN

Carioca, adotou Brasília em 1979 quando seus pais foram transferidos para a capital. Educadora, jornalista atuante na área desde 1990, com pós-graduação em Ciências Políticas.

 

Paralelamente, tem trabalhado na elaboração e divulgação de projetos culturais da cidade. Participou de grupos amadores de teatro, Jazz e Folk Dance na adolescência, mas sua primeira experiência com o ballet só aconteceu aos 30 anos de idade. É aluna de Adriana Palowa desde 2008 e integrante do Grupo de Dança Bailarinas Por que Não?!

KRISTIAN BENGTSON

Diretor-Executivo Adjunto e Sócio-proprietário da Escola BPN

Nascido e crescido na Suécia, morador de Brasília desde 1998. Mestre em Ciência Política pela Universidade de Uppsala, atua na área de Direitos Humanos e Meio-Ambiente pela Embaixada da Noruega.

Coralista desde a infância, recentemente adentrou, de forma bastante despretensiosa, o mundo do ballet clássico.

ADRIANA PALOWA

Professora, coreógrafa e diretora técnica

Bailarina profissional brasiliense e professora de ballet desde 1991. Formada pela Academia de Dança Clássica de Brasília Norma Lilia, possui cursos de especialização em ballet clássico e Jazz Dance em Nova Iorque. Estagiou na School of American Ballet (S.A.B/NY) e foi integrante da Companhia de Dança Trupe 108, que excursionou por diversas cidades brasileiras e norte-americanas. Já dançou ao lado de renomados bailarinos, como o cubano Fernando Bujones e os brasileiros Ana Botafogo, Hélio Bejani e Norma Pinna. Participou como solista e bailarina especial em várias montagens de ballets de repertório como O Quebra Nozes, O Lago dos Cisnes, Don Quixote, Paquita, Giselle, O Corsário, La Bayadère, entre outros. Professora do Instituto Juliana Castro de Dança, é a responsável técnica pelo projeto Bailarinas Por que Não?!

NOSSAS PROFESSORAS

DANIELA AMORIM

Arte educadora, professora de ballet, com Licenciatura em Dança pelo Instituto Federal de Brasília e capacitação em "Princípios Cinesiológicos Aplicados ao Trabalho da Técnica do Ballet Clássico e na Prevenção de Lesões", e "Metodologia em Técnica Clássica".

 

Aprovada em concurso público para o Teatro Municipal do Rio de Janeiro, onde permaneceu por 12 anos.

 

Fez diversas participações artísticas, entre elas, na Escola Coreográfica de Minsk, na antiga URSS, na Escola Estadual de Danças Maria Olenewa, no Rio de Janeiro, no Joffrey Ballet, no David Howard Academy.

 

Foi professora e diretora da Escola de Ballet Daniela Amorim entre 2001 e 2007.

 

É professora de ballet na Escola BPN desde março de 2019.

MARIA PAULA DELMONDES

Fisioterapeuta, com estudos voltados para a prática desportiva e da dança. Professora da técnica de Fisioballet, desenvolvida para o Projeto de Ballet Adulto Bailarinas Por que Não?!, desde março de 2019.

ADRIANA VAZ

Educadora física,  pós-graduada em Método Pilates pela Universidade Gama Filho, com certificação internacional da Collen Graig de ”Advanced Mat Pilates In Deep Details”, “Pilates Core Training With Bosu and Props” e “Pilates Massage Ball and Spine Foam Roller”.

Está na Escola BPN desde março de 2019

RAFAELA DYNA

Instrutora de Yoga, com especialização na Índia, onde também estudou princípios de Ayurveda e Thetahealing.

Professora de Ashtanga e Hatha Yoga na Escola BPN desde fevereiro de 2020.

PIANISTA AULAS MASTER

FRANCISCO BENTO JR.

Tenor natural de Teresina, Piauí, iniciou seus estudos de piano com as professoras Maria Rosalina Carvalho e Neusa França, dedicando-se depois ao estudo de canto com os professores Carlos Belbey, Francisco Frias e Niza de Castro Tank.

Membro do Madrigal de Brasília. Trabalhou como professor residente em Providence Rhode Island (EUA), quando dirigiu os musicais Guys and Dolls e Charlotte's Web. Além de Oratórios, Cantatas e Canções Eruditas, seu repertório inclui óperas como Don Giovanni, Fosca, O Guarani, Carmen, La Traviata, Alzira, entre outras. Participou como solista em três edições do Festival de Ópera de Brasília, regidas pelo maestro Cláudio Cohen, tendo como preparador o maestro Deivyson Miranda.

GRUPO DE DANÇA BAILARINAS POR QUE NÃO?!

NOSSAS COLABORADORAS

GIOVANNA GONÇALVES

Gerente-Geral

ANTÔNIA DE PAULA

Governanta

ROSIANE BORGES

Secretária

BEATRIZ FERREIRA

Secretária

STEFANIE DE PAULA

Atendente

IZABELA MARINS

Atendente

CONECTE-SE

  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • Twitter Clean

CADASTRE-SE

INFORMAÇÕES?

 

secretaria@bailarinasporquenao.com

WhatsApp: (61) 98299 3402

 

Bailarinas Por que Não?! - SHCS Quadra 503, Bloco B, Loja 25 - 70331-520, Brasília-DF

Sayô Bracks